quarta-feira, 24 de junho de 2015

Cabelos afro e Químicas

Hoje os tratamentos de relaxamento e alisamento são bastante solicitados nos salões de beleza.
Os produtos utilizados nestes tratamentos atuam quebrando-as ligações das moléculas capilares, deixando-as em uma posição e modificando o formato dos cabelos.
Antes de optar por um tratamento desse tipo, é preciso analisar todos os métodos com um profissional experiente, escolher um salão idôneo e a época propícia para se submeter ao processo.
Atualmente, os produtos usados para relaxar e alisar os cabelos são formulados a partir das seguintes substâncias:
Hidróxido de sódio: Utilizado para alisar cabelos resistentes, muitos crespos mas que sejam "virgens". O sódio não pode ser aplicado sobre outras químicas alisantes. É um produto alcalino, com ph 13, e lixívia cáustica, que pode danificar os cabelos, produzindo queimaduras no couro cabeludo e até mesmo cegueira. O uso deste produto é restrito a profissionais e sua aplicação produz um alisamento químico permanente e de eficiência máxima. Sua ação é rápida e deve ser trabalhada por partes. Após a aplicação, os cabelos devem ser lavados imediatamente. Dicas de uso:
*Ao aplicar o produto é preciso  respeitar a distancia de 0,50 cm do couro cabeludo.
*O uso do calor para acelerar a ação do produto é proibido, pois pode danificar o fio e o couro cabeludo.
*Não se deve usar o  produto mais de 4 vezes ao ano.
*é indispensável lavar os cabelos com neutralizante ácido, após o uso.

Tioglicolato de Amônia (o que mais uso)  

Relaxante bastante utilizado para técnicas de relaxamento e alisamento térmico ( Escova definitiva). Apresenta ph Alcalino, que remove o sebo protetor, facilitando sua penetração nos fios. Deve ser aplicado sobre os cabelos úmidos, permanecendo de  15 a 20 minutos. Em seguida, deve-se esticar os fios com pente e aplicar neutralizante para refazer os pontos em ova ligação. Eu aconselho   os profissionais a ler cada rótulo de produto, mesmo se você já use ele há anos. Cada um trabalha de uma forma e depende de cada produto  a devida duração dele  nos fios. o tempo varia com a ondulação do fio, deve ser observado se os cabelos são finos ou grosso; saudável ou ressecados; se esse cabelo é ressecado devido a outras químicas ou por natureza. Procure lavar bem antes de apicar o neutralizante, e deixar o tempo de pausa de 20 minutos. Para um bom resultado deve ser seguidas todas as etapas, essa é a melhor dica pra quem quer trabalhar bem e ter resultados satisfatórios. O Tioglicolato de amônia apresenta forte odor de amônia e também pode irritar a pele. Ele produz alisamento químico permanente e de eficiência moderada. Dicas de uso:
*Proteger aa pele com vaselina sólida
*Hidratar os fios antes e após o alisamento
*Não lavar os cabelos 48 horas antes de usar o produto
*Produtos formulados com tioglicolato de amônia são incompatíveis com sódio.

Hidróxido de Guanidina

É conhecido como um produto sem lixivia e resulta da ativação do hidróxido de cálcio pelo carbonato de guanidina, substancias que são misturadas na hora da aplicação. Atualmente é o alisante mais utilizado devido a sua ação mais lenta e suave e maior compatibilidade com outras químicas de relaxamento, o que permite que o profissional trabalhe com mais tranquilidade, embora o tempo determinado na bula jamais deve ser ultrapassado. Essa substancia também possui ph alcalino, sem odor, sendo mais eficiente que o hidróxido de sódio e menos agressivo par a pele. O hidróxido de guanidina necessita de neutralizador acido. Dicas de uso:
*Para conseguir efeito relaxante e não alisante, nunca deve se usar pentes durante a aplicação
*O produto misturado deve ser usado em 24 horas, depos desse tempo o efeito é nulo.
*É preciso efetuar prova de toque
*Jamais pode ser usado em gestantes ou pessoas alérgicas. 

Hidróxido de Lítio

Age de forma semelhante ao hidróxido de sódio, porem de forma mais lenta e suave. Por isso, é bastante utilizado para relaxamento de cabelos étnicos que sejam finos e sensíveis.
Atenção! O uso de hidróxido de sódio para alisamentos requer muitos cuidados: o cabelo deve ser resistente e o profissional deve ter habilidade ao trabalhar com o produto. Existe 3 formulas do produto:
*Suave: para cabelos finos.
*Regular: para cabelos com textura média
*Super/Forte: para cabelos grossos e resistentes.

         Foto  cabelo feito por mim Rosana Pacheco, aqui foi usado o tioglicolato de  amônia.

Uso de Alisantes

O alisante quebra a onda do cabelo e fixa uma nova configuração da fibra, porque:
* O ph alto intumesce o cabelo e abre a cutícula.
* O ativo penetra na fibra e chega ao córtex.
* Reage com a Queratina e quebra as suas ligações.
* A quebra da cadeia de lábio e de fotósfio   desnatura o cabelo, esticando-o.
* A retirada do agente alcalino por lavagem e uso de shampoo neutralizante dá inicio a ligações cruzadas de lantionina, fixando a nova formado cabelo.
* O neutralizante também fecha  as cutículas.

Como evitar o efeito arrepiado

Se ao alisar as madeixas em casa o resultado for um cabelo espetado e ressecado, é porque faltou a experiência de um bom profissional. Se os fios são muito crespos, isso pode mesmo acontecer.
Portanto, o ideal é submeter a esse tipo de tratamento sempre em salões de cabeleireiros.
Antes de se aventurar, portanto, é preciso checar se o cabelo tem resto de tintura, já que o dióxido de sódio (substancia presente nas formulas alisantes)  não combina com a amônia, principal componente das colorações.
O aspecto espigado deve ser corrigido com hidratação. Os melhores ingredientes para este fim são a queratina e as proteínas do trigo.  Providenciar um banho de creme nos cabelos limpos e úmidos e retira-lo meia hora depois, com água corrente.
Antes de fazer alisamento, preparar as melenas para que sofram menos com o impacto da química: fazer três aplicações de mascara de queratina, em dias alternados. O próximo passo é ficar quatro dias sem lavar os cabelos, para que se forme uma camada de sebo ao redor da fibra, que a protegera do ressecamento produzido pelo alisante. Depois é só aplicar o produto conforme as recomendações detalhadas na embalagem.
Antes de tudo, porem, é imprescindível fazer o teste proposto pelo fabricante, para saber se não há risco de alergia  ao produto e jamais deve deixa-lo agir além do tempo indicado, pois isso acentua o ressecamento.

Teste antialérgico

Não importa o tipo de química a ser utilizada, as regras são as mesmas:  antes da aplicação deve-se fazer a prova de toque e o teste de mecha. Também é indispensável que os profissionais façam analise capilar, para verificar elasticidade, porosidade, textura, densidade e condição do couro cabeludo. Os profissionais devem orientar seus clientes sobre os cuidados pré e pós química.

Shampoos e condicionadores pós alisamento

Para prolongar o resultado dos alisamentos, existem shampoos  à base de phantenol, vitamina B5 e proteínas. Esses shampoos tem propriedades hídricas que melhoram o aspecto ressecado provocado pelos processos químicos. O uso de condicionador que contenham queratina com sua formulação e leave-in com filtro solar para proteger os fios também é recomendado. Esse produto forma uma camada de proteção contra todas as agressões externas como sol, poluição e vento, sem deixar aquele aspecto pesado dos cremes.

0 Responses to “Cabelos afro e Químicas”

Enviar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About